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New Age no dia 19 de janeiro de 2017

assessoriatrabalhoHá muita confusão no mercado quando o assunto é assessoria de imprensa. Seja do lado de quem contrata, e até mesmo do ponto de vista dos próprios profissionais que muitas vezes desempenham múltiplas funções em sua rotina de trabalho e pouco param para refletir sobre seu ofício.

A grosso modo, a assessoria de imprensa pode ser entendida como uma estratégia de comunicação que busca facilitar a relação entre a imprensa (veículos de comunicação) e as empresas, organizações ou pessoas físicas, com o objetivo de gerar notícias positivas de seus cli

entes na mídia e/ou gerenciar eventuais crises de imagem.

O assessor de imprensa é o profissional responsável por administrar as informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de interesse (pautas) para os veículos de comunicação. Em outras palavras, o principal objetivo do assessor é conquistar espaço editorial na mídia de forma a gerar visibilidade para seus clientes.

O processo funciona da seguinte forma:
1) o assessor de imprensa determina o que é ou não notícia dentro do seu cliente, qual tratamento será dado a esta informação e para qual(is) veículo(s) esse conteúdo deve ser direcionado;
2) ele divulga essa notícia aos jornalistas e formadores de opinião, empregando as mais variadas ferramentas (press-releases, press-kits, coletivas de imprensa etc.);
3) caso algum veículo se interesse pelo assunto, utilizará o material para publicação ou agendamento de entrevistas.

Vale ressaltar que tanto o agendamento de entrevistas quanto a publicação de matérias são gratuitas. Damos a este processo o nome de mídia espontânea. Ou seja, não se paga por essa publicação. Paga-se para a assessoria trabalhar de forma a conseguir esse resultado.

Diferentemente da publicidade, o assessor não compra espaços nos meios de comunicação. O sucesso da divulgação depende da relevância do seu conteúdo e cabe única e exclusivamente ao jornalista do veículo determinar sua publicação ou não.

Para aumentar as chances de “emplacar” uma matéria, o conhecimento das rotinas de uma redação, organização e planejamento são palavras de ordem na assessoria de imprensa. Um bom profissional deve ser especialista não apenas em seu cliente, mas também conhecer os veículos e jornalistas aos quais direciona suas divulgações de forma a despertar seu interesse.

Em meio ao enorme volume de notícias que circulam atualmente, ter um profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e apresentá-las de forma atrativa é essencial para conseguir se destacar diante de tantas novidades diárias. A contratação de um assessor de imprensa se torna uma iniciativa estratégica para os negócios.

Fonte: Pressmanager

Categorias: New Age Comunicação

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