Follow us on Twitter

New Age no dia 28 de setembro de 2010

Os animais de estimação são xodós de seus donos. A maior parte é formada por cachorros e gatos, que chegam a ser considerados e tratados como membros da família. Eles exigem cuidados com alimentação, higiene e, principalmente, saúde. Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Furb aponta que, dos dois mil entrevistados, 59% têm animal de estimação, sendo que 85,2% são cães e 22,4% são gatos. Além disso, a pesquisa apontou a necessidade de serviços veterinários diferenciados. Esses foram alguns dos fatores que levaram o empreendedor Cláudio Bono Domingues a investir no Hospital Veterinário Santa Catarina, que será inaugurado nesta terça-feira, dia 28, às 20h, na Rua Iguaçu, 177.

Com uma proposta inovadora, oferecendo tratamentos preventivos e diagnósticos, o hospital funcionará 24 horas, sempre com veterinário de plantão no local. O veterinário e cirurgião Cláudio Eduardo Barbosa Domingues, filho do empreendedor, explica que o hospital tem como objetivo trabalhar em parceria com as clínicas veterinárias, dando suporte na realização de exames, diagnósticos e cirurgias mais complexas. “Temos à nossa disposição equipamentos de ponta que serão usados nesses diagnósticos”, diz.

Quando houver a necessidade de utilização dos serviços do Hospital Veterinário Santa Catarina por animais provenientes de outras clínicas, estes serão atendidos perante encaminhamento do médico veterinário-responsável. “Vamos trabalhar dentro da ética profissional, respeitando nossos parceiros”, explica.

MERCADO PET

Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Animais (Anfalpet) mostram que em 2009 o mercado de PETs movimentou no Brasil R$ 9,6 bilhões. Este número leva em consideração um universo de 78 milhões de pequenos animais (gatos, cães, peixes, pássaros, entre outros). A expectativa da Anfalpet é de um crescimento de até 5% para este ano. O País é o segundo maior do mundo em população de cães e gatos e o sexto em faturamento no setor. O ramo de PETs gera 220 mil empregos diretos no Brasil. Em termos mundiais, este mercado movimenta US$ 73 bilhões. Hoje, 44% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cão ou gato, segundo levantamento Radar Pet 2009.

BLUMENAU

A pesquisa do IPS da Furb aponta que, de um universo de dois mil entrevistados, 81,5% moram em casas e 59% possuem animais de estimação, número maior do que a média nacional. Um dos motivos para essa mudança de mercado é a  estrutura familiar diferente que tem se apresentado nos últimos anos nos lares brasileiros. Há um número maior de pessoas que moram sozinhas ou de casais que não possuem filhos. Esses dois públicos são os que mais investem no mercado de animais de estimação.

Um dado interessante é de que, mesmo esses pequenos animais sendo tratados como membros da família, entre os entrevistados, ainda há um percentual de 33,4% que só recorre às clínicas veterinárias em casos de emergência. E 30,4% nunca realizaram nenhum tipo de procedimento em clínicas.

O HOSPITAL

O Hospital Veterinário Santa Catarina foi fundado por iniciativa dos médicos veterinários Cláudio Eduardo Barbosa Domingues, Mônica M. C. Burza e Carlos Pantaléo Neto, com o propósito de oferecer serviços voltados para a clínica médica e cirurgia com diversas especialidades e utilizando-se de modernos recursos tecnológicos.

Projeto inovador, em um terreno de 1.600 metros quadrados, tem uma área construída de mais de 900 metros quadrados, distribuída em dois pavimentos. Localizado em área nobre, próximo ao Campus 3 da Furb, o hospital conta com estacionamento. O corpo clínico é formado por profissionais de enfermagem, técnicos, veterinários, secretárias, administrativo e manutenção, somando 15 pessoas.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Clínica médica  para pequenos animais
Cirurgia de pequenos animais
Cardiologia e eletrocardiograma
Fisioterapia e reabilitação de pequenos animais
Laboratório de análises clínicas
Diagnóstico por imagem (radiologia digital e ultrassonografia)
Internação (cães, gatos, doenças infecciosas e UTI)
Atendimento a animais silvestres

EQUIPAMENTOS OFERECIDOS PARA DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS

Vet-cam: com a vantagem de regular o aumento da imagem para até 150 vezes e visualizar toda captação em uma tela de computador, permitindo que o veterinário e o proprietário visualizem processos inflamatórios da pele, olhos, boca, nariz e vagina.

Digitalizadora de Raio-X: o equipamento de Raio-X digital possui um detector que converte o raio-x em luz transformando-a em sinal elétrico, que é amplificado, digitalizado, processado e enviado a um monitor de alta resolução. O sistema digital permite maior rapidez e eficiência no diagnóstico.

Ultrassonografia: equipamento Mindray DC-3 VET – aparelho de última geração que conta com Doppler colorido e uma resolução de imagem em alta definição para um diagnóstico preciso.

Laboratório: conta com um aparelho hematológico digital da Mindray BC-2800 VET, analisador bioquímico VET TEST 8008 da IDEXX.

Esteira Aquática: é um equipamento utilizado tanto para o condicionamento físico dos animais, quanto para fisioterapia de reabilitação.

Além disso, o hospital conta com aparelho de anestesia inalatória com ventilação controlada da marca Takaoka KT-20, incubadora para neonatos com controle de temperatura e oxigênio, bomba de infusão, oxímetro, monitores cardíacos, Doppler, bisturi elétrico, autoclave com capacidade de 52 litros, luz de Wood, balança digital para adultos, microscópio, aparelho de ultrassom dentário e toda a infraestrutura necessária para um hospital veterinário.

Categorias: Hospital Veterinário

Deixe o seu Comentário